Lula deve ser orador do 21 de abril, em Ouro Preto, na cerimônia da Inconfidência

20170317172236835003o.jpg

Governo de Minas nega que tenha feito convite para o ex-presidente. Lista oficial de agraciados ainda não foi publicada.

Via: EM

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser o principal  homenageado no dia 21 de abril, em solenidade em Ouro Preto. Lula vai ser promovido a um grau maior da comenda máxima da medalha da Inconfidência, já recebida por ele em seu primeiro ano como presidente da República.

O governo de Minas, por meio de sua assessoria, disse que a lista dos agraciados com a medalha ainda não foi publicada, o que deve acontecer só mês que vem, e que ainda não há nenhum nome indicado. O convite oficial ao ex-presidente só deve ser feito depois da publicação da relação dos agraciados.

O governador Fernando Pimentel tem, em quase todos seus últimos discursos, feito referências ao ex-presidente. Lula deve ser o principal orador da solenidade.

Essa não será a primeira vez que Lula deverá ser medalhado na tradicional solenidade de comemoração da Inconfidência Mineira. Em 2003, no primeiro ano do governo Aécio Neves (PSDB), hoje senador, e da gestão de Lula à frente do Palácio do Planalto ele foi o orador da cerimônia.

Desde que assumiu o governo em 2015, Pimentel tem usado a data para agraciar pessoas ligadas à esquerda. Um dos primeiros homenageados pela gestão petista foi o líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile. A condecoração causou revolta entre parlamentares da oposição e antigos agraciados. Alguns chegaram a devolver a comenda.

No ano seguinte, o condecorado foi o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, que também foi o orador.

A medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo governo de Minas personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção do estado. A solenidade de entrega acontece anualmente, no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, na cidade de Ouro Preto.

Ela foi criada em 1952 durante o governo de Juscelino Kubitschek e é entregue sempre no dia 21 de abril. Alterada em 2012, a legislação permite a concessão da comenda a no máximo 160 pessoas.

A lista de todos os agraciados deve ser publicada em abril. Eles são escolhidos pelo Conselho da Medalha, formado por representantes de todos os poderes e também de instituições do estado como a Polícia Militar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s