Novo presidente da Câmara tem pedido de investigação feito por Janot ao STF

O pedido de investigação feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o envolvimento do novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com suposto caixa dois de campanha só deverá ter prosseguimento no Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto, após o recesso do Judiciário.

Para pedir a investigação, Janot se baseou em mensagens trocadas entre Maia e o empresário Léo Pinheiro, dono da OAS, sobre uma doação de campanha em 2014. No entanto, apesar da mensagem, não foi registrada doação oficial na Justiça Eleitoral e a Procuradoria suspeitou de caixa dois.

À época da divulgação do pedido de Janot, Maia afirmou, por meio da assessoria, que as doações da construtora OAS foram feitas ao diretório nacional do DEM e transferidas para a candidatura de seu pai, Cesar Maia, ao Senado. Ele também disse que todas as doações estão registradas e foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.

O pedido de investigação foi enviado ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo, mas ele entendeu que não havia nenhuma relação com o esquema de fraudes na Petrobras. Um novo sorteio foi realizado e o caso ficou com o ministro Luiz Fux.

Em junho, o ministro Fux decidiu pedir informações aos envolvidos antes de decidir sobre o pedido de abertura de inquérito, que também citava o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA) e o senador Romário (PSB-RJ). Romário e Jutahy negaram o recebimento de qualquer doação ilegal.

Para o ministro, como as suspeitas estão em mensagens trocadas com empreiteiros, é preciso antes analisar os argumentos das partes sobre as conversas.

Matheus Leitão/G1
Anúncios

Um comentário sobre “Novo presidente da Câmara tem pedido de investigação feito por Janot ao STF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s