Enlouqueceu de vez: Temer programa tour mundial

Contando com saída de Dilma, interino fará viagens para anunciar que crise política acabou

Por: O TEMPO michel-temer

BRASÍLIA. Na tentativa de vender a imagem de que a instabilidade política do país foi superada, o presidente interino, Michel Temer, estrutura uma espécie de tour internacional com a conclusão do processo de impeachment contra Dilma Rousseff no Senado Federal, programado para o fim de agosto.

O peemedebista pediu para a assessoria internacional do Palácio do Planalto montar uma agenda de viagens a partir de setembro, nas quais pretende falar com fundos de investimento e agências de risco para afirmar que a situação está normalizada no país e que investidores internacionais podem voltar a investir no Brasil.

No esforço de retomar a credibilidade externa do país, que perdeu desde o ano passado selo de bom pagador de três agências internacionais, o presidente interino programa viagens para China, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Índia, Japão, México e Argentina.

No périplo mundial, Temer pretende levar uma comitiva de ministros da área econômica para apresentar propostas e iniciativas do governo federal para retomada do crescimento, como o pacote de concessões e privatizações e a venda de terras nacionais a estrangeiros.

O primeiro destino será a China, no início de setembro. Na sequência, o presidente interino dará prioridade a Estados Unidos e Inglaterra, países dos quais recebeu convites informais para palestras e encontros de investidores e companhias.

Em fevereiro, a agência de classificação de risco Moody’s foi a terceira a anunciar o rebaixamento da nota de crédito do Brasil – espécie de selo de bom pagador. Antes dela, tiraram o título as agências Standard & Poor’s e também a Fitch.

O selo de bom pagador, que é um reconhecimento de que o país é um lugar seguro para os investidores, costuma ser exigido por fundos de investimento e de pensão bilionários para aplicar em títulos de dívida de governos. Normalmente, os país pedem que a aplicação seja considerada grau de investimento por, pelo menos, duas das grandes agências.

Interino usa vídeo para ‘se apresentar’

Brasília. O presidente em exercício, Michel Temer, postou nessa terça-feira (12) nas redes sociais um vídeo destacando o aumento concedido pelo governo ao Bolsa Família e se apresentando aos beneficiários do programa. “Eu sou Michel Temer e estou falando do Palácio do Planalto, onde estou exercendo a Presidência da República”, diz Temer.

O Bolsa Família é tido como uma das principais bandeiras do governo da presidente afastada Dilma Rousseff, e, por isso, Temer tem ampliado o esforço para desmontar a tese da petista de que ele está acabando com os programas sociais.

No vídeo, Temer diz que o aumento de 12,5%, válido a partir deste mês, mostra a preocupação do governo federal com as famílias carentes. “Quero dizer a você que o governo federal está preocupado com sua vida, com a possibilidade de sua subsistência e, por isso, você que vive basicamente do Bolsa Família deve ter essa notícia”, diz.

Segundo ele, o reajuste dado por seu governo é uma “valorização do Bolsa Família, que por mais de dois anos não teve aumento”. Em sua mensagem, Temer diz que trabalha para gerar empregos e acabar com a situação transitória do auxílio do governo. “Se Deus quiser, num dado momento, o Brasil terá emprego para todos”, afirmou.

Crianças serão incluídas

Bolsa Família. O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, disse que o governo lançará em agosto um programa que atenderá semanalmente cerca de 4 milhões de crianças de 0 a 3 anos contempladas pelo Bolsa Família.

Visitadores. O programa prevê que gestantes e crianças das 14 milhões de famílias atendidas sejam acompanhadas toda semana por visitadores com formação em pedagogia, assistência social e enfermagem.

Meta. A estimativa é que o programa comece com 10% dos beneficiários neste ano, aumente na metade no ano que vem e atinja a totalidade em 2018.

Anúncios

6 comentários sobre “Enlouqueceu de vez: Temer programa tour mundial

  1. vai aumentar mais ainda o desemprego agora , graças ao nosso presidente temer desculpa os demais mas nosso governo tem muito ladrão e corrupido ,secarão os cofre da Petrobrás agora que mexer de novo no inss

    Curtir

  2. É muito descaramento desse vampiro incluir China e India, paises prejudicados com a “saída” do Brasil do bloco Brics. Tomara que tome um pé na bunda.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s